Pular para o conteúdo

Empoderadas pelo Espírito Santo

Quem é o Espírito Santo? Como ser uma mulher empoderada por Ele?

Essas perguntas já ocuparam sua mente? Então prepare-se para um esclarecimento bíblico e prático para esse tema!

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”[1]

O filho de Deus ao preparar seus discípulos para que encarassem a realidade de que ele estava para partir, prometeu que pediria ao Pai por um Consolador, o Espírito da verdade, o Espírito Santo.

O Pastor Mark Finley, em sua obra O Reavivamento Prometido, esclarece o assunto ao dizer que é através do Espírito Santo que somos levados à comunhão com o Pai e o Filho. Uma vez que Jesus ascendeu ao Céu, entramos em uma nova dispensação: a do Espírito Santo. Ele é tão real, tão divino e tão membro da Divindade quanto o Pai e o Filho. O Espírito Santo não é uma influência diluída e sombria que emana do Pai. Ele não é uma força impessoal, algo a ser reconhecido vagamente, ou simplesmente um princípio invisível de vida. [2] Ele é uma pessoa Divina.

Há muitos que questionam quem é o Espírito, e o compreendem como uma influência Divina, ou uma força que vem de Deus. Mas um conceito falso do Espírito Santo, como um mero poder ou força pode nos levar à exaltação própria, ao achismo de que temos poder. Ao passo que entender o Espírito Santo como a terceira pessoa da Divindade, faz com que vivenciemos uma entrega humilde à Sua vontade e desenvolvamos uma relação de confiança.

As escrituras apresentam o Espírito com papel ativo na história da humanidade. E sua manifestação é representado através de 5 símbolos:

  1. Ele é fogo: “Quando o Senhor tiver lavado a impureza das mulheres de Sião, e tiver limpado por meio de um espírito de julgamento e de um espírito de fogo o sangue derramado em JerusalémIsaías 4:4. Ele é o fogo que purifica de toda impureza.
  2. Ele é vento: ”Novamente Jesus disse: ‘Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio’. E com isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo’”. João 20:21,22.
  3. Ele é azeite: “Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.” 1 Samuel 16:13
  4. Ele é pomba: “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele”. Mateus 3:16
  5. Ele é água: “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva’. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado”. João 7:37-39

Ele é o nosso Consolador, precisamos entender que após a maravilhosa estada de Cristo entre os homens, não ficamos órfãos. “Não vos deixarei órfãos…” João 14:18. O Pai e o Filho, fazem morada em nós através do terceiro membro da Divindade, o Espírito Santo. Através Dele temos Jesus habitando em nossas mentes.

O Novo Testamento foi escrito em grego e a palavra grega traduzida como “consolador” é parakletos. Essa é uma palavra que literalmente significa “separado com o propósito de ajudar”. Algumas traduções usam a palavra advogado. Um advogado era um assistente legal no sistema da corte romana, chamado para auxiliar em um tribunal de justiça. O parakletos é aquele que se levanta conosco em todos os momentos, confortando, instruindo, fortalecendo, guiando e enchendo o futuro de esperança. [3]

E ainda investigando mais a palavra consolador, analisemos no latim: consolo/conforto vem de duas palavras, com e fortes, que significa “fortalecer”.  Eis a chave para abrir os portais do empoderamento. Quer ser uma mulher poderosa? Se renda a ação do Consolador.

O consolador é Aquele que dá força sobre-humana, coragem e paz quando tudo ao redor parece estar se desintegrando. Uma mulher rendida ao Espírito de Deus é tão forte, é tão poderosa que consegue sorrir em meio ao caos. E ao invés de sentir o peso dos olhares e julgamentos, sente a paz que vem dEle.

Falar da terceira pessoa da trindade é lembrar que além de consolador, ele é um auxiliador nas necessidades diárias, um professor particular e também nosso guia pessoal. E nos apropriar dessas atribuições dEle, nos dará poder para além dessa vida.

Essa é uma escolha pessoal e intransferível. Receber o Espírito de Deus envolve ação, permissão e participação. A grande pergunta é como? Como nos conectarmos ao Espírito, e sermos empoderadas por Ele?

VAMOS LÁ! Anote e pratique:

  1. Primeiro pré-requisito para receber o Espírito Santo é pedir.

Pedir implica no ato da oração. Sem oração insistente e perseverante não há poder correspondente. Você precisa desenvolver o hábito de orar por você, mas também pelos outros.

Jesus é nosso grande modelo de intercessão. Ele se retirava regularmente para um lugar calmo para orar e pedir a Deus forças para enfrentar os desafios do dia. Se Cristo, o divino Filho de Deus, entendia que a oração é uma necessidade, não precisamos nós, muito mais, de oração em nossa vida?

Os discípulos ao ficarem na terra sem o Messias, entenderam que não possuíam poder para continuar a obra do Mestre. O evangelista Lucas registra a sinceridade das orações dos discípulos no Pentecostes: “Todos estes perseveraram unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dEle” (Atos 1:14). Eles perceberam que não teriam poder sem o Espírito. Compreenderam que a tarefa era muito assustadora sem o derramamento do poder do Céu.

Amiga, creia no poder da oração como sua principal fonte de empoderamento. Pois “jamais é proferida uma oração, por vacilante que seja, jamais uma lágrima vertida, por mais secreta, e jamais alimentado um sincero anelo de Deus, embora débil, que o Espírito de Deus não saia a satisfazê-lo. [4]

Então peça, “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á. (Mateus 7:7). O empoderamento começa com os joelhos dobrados.

  • Trabalhe ativamente pelos outros

Lembre-se: o Espírito Santo manifestou-se poderosamente na vida dos discípulos, pois eles estavam focados no propósito de testemunhar. O Senhor nos dá Seu Espírito para que sejamos uma bênção na vida dos outros. Pensemos no ciclo do amor: quanto mais compartilhamos o amor do Pai, mais o Espírito Santo nos preencherá com a graça para testemunharmos.[5]

Temos que aceitar que o derramamento do Espírito Santo está ligado ao compromisso de trabalho pelos outros. Esse conceito nos foi comprovado através de Sara, Raabe, Abigail, Débora, e todas as outras. Mulheres abençoadoras de sua família, seu povo e comunidade, e isso porque estavam submetidas ao Espírito de Deus.

“Se a frieza e a indiferença têm reduzido seu senso espiritual, e se o seu interesse por aqueles que estão perecendo em seus pecados está diminuindo, é hora de se converter. A melhor opção é se envolver com esforços pessoais para salvar outros. Ao abençoá-los você será abençoado”.[6]

  • Não tenha um coração dividido

 Um coração não dividido é um coração totalmente entregue a Jesus, leal a Sua vontade. O salmista afirma “agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração” (salmo 37:4). Agradar-se do Senhor é ter prazer em Sua vontade, é amar o que Ele ama, é ter o coração parecido com o dEle. É desejar o que ele deseja. O que deseja teu coração?

Quando abrimos o coração a Deus, e entregamos todo ser a Ele, viveremos paz e harmonia para que o Espírito faça morada. Então descubra os desígnios de Deus em sua vida e viva de acordo com o querer dEle.

“Não há limite para a utilidade de quem, pondo de parte o próprio eu, dá lugar à atuação do espírito Santo no coração, e vive de maneira inteiramente consagrada a Deus.”[7]

  • Renove sua mente, dê lugar a novos padrões e pensamentos

 “Não se conformem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

Ao estudar mais esse texto e a aplicabilidade em minha vida percebi pontos importantes que quero compartilhar:

  1. Qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus?

No tópico anterior nós conversamos sobre alinhar nosso coração à vontade de Deus. E talvez você tenha se perguntado: qual é a vontade de Deus para mim? Quem nunca se fez essa pergunta?

Muitas pessoas vivem grandes dilemas por conta dessa dúvida, mas se apegam a questões periféricas que podem impedir de enxergar as importantes questões da vida. Um exemplo disso é ouvir na igreja pedidos de oração que alguns irmãos fazem: “eu quero pedir que Deus me mostre a vontade dEle, porque eu quero comprar um carro e não sei se devo comprar o carro X ou o carro Y”. Ou ainda, “desejo casar com o Fulano mas não sei se essa é a vontade de Deus”.

Minha amiga, sabe qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para você? O grande desejo do Pai é a tua salvação. Isso é o que mais importa para Ele.

Então ao estar diante de um impasse, uma decisão, mentalize se sua escolha vai te gerar salvação. O carro x ou y, será para tua salvação ou perdição? O casamento com o Fulano, contribuirá com tua salvação? É alguém que somará a tua vida espiritual?

Continuando a entender o verso compreendi mais:

  • Para que sejam capazes de experimentar e comprovar

Paulo apresenta aos romanos que a vontade de Deus, no caso a Salvação, é algo que se experimenta e se comprova. Estarmos vivenciando uma sintonia do nosso coração com o querer divino, é condição para receber o Espírito. E recebê-lo nos dará a sensação de estarmos experimentando a salvação. Se queremos a salvação da mesma maneira que Deus a quer para cada uma de nós, não podemos ter dúvidas que a recebemos.

  • Não se conformar com o padrão deste mundo, mas transformar-se pela renovação da mente

Precisamos estar inconformados com o padrão que o mundo nos apresenta. Nós já conversamos sobre essa sociedade que padroniza a vida, e o empoderamento virá da nossa forma de não nos acostumarmos com um mundo tão preconceituoso, desigual e injusto. O verso deixa claro que essa é uma condição para vivermos a transformação de nossa mente.

Agora com toda informação que você tem sobre como receber o Espirito de Deus em sua vida, entenda uma coisa:

  1.  esse poder está disponível a todo que o buscar.
  2. É um processo de uma vida inteira;
  3. É uma promessa divina. E se Deus prometeu, Ele cumprirá mediante você estar alinhada aos sonhos e propósitos do Pai.

Não demore, Ele te espera.


[1] João 14:16,17

[2] FINLEY, Mark A. O Reavivamento Prometido. Casa Publicadora Brasileira:Tatuí/SP, 2011. P. 27

[3] FINLEY, Mark A. O Reavivamento Prometido. Casa Publicadora Brasileira:Tatuí/SP, 2011. P. 30

[4] WHITE, Ellen G. Parábolas de Jesus. Casa Publicadora Brasileira: Tatuí/SP. P.206

[5] FINLEY, Mark A. O Reavivamento Prometido. Casa Publicadora Brasileira:Tatuí/SP, 2011. P.70

[6] Idem 70

[7] FINLEY, Mark A. O Reavivamento Prometido. Casa Publicadora Brasileira:Tatuí/SP, 2011. P.67

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *